terça-feira, 18 de setembro de 2012

Yoga Nidra


Relaxe, pratique Yoganidra



Vamos relaxar corpo, mente e emoções. Você pode ouvir o yoganidra completo aqui no nosso blog.
(Você pode usar o yoganidra para ajudar na hora de dormir aproveite.

Nos dias atuais, em decorrência do ritmo de vida acelerado , temos uma necessidade cada vez maior de relaxamento. Pois as tensões que somatizamos durante o dia geram doenças, complexos, ansiedades e muitos sofrimentos.

Precisamos cada vez mais sentir paz e tranqüilidade interior. E, é isso que o yoganidrá proporciona, através de um relaxamento profundo ocorre o contato com se eu interior, com sua essência.

Yoganidrá é composto por duas palavras em sânscrito, yoga que significa união e nidrá que corresponde a relaxamento ou sono. 

Também é conhecido como o "sono" do yoga, sendo um estado de consciência entre o sono profundo e a meditação. É um método completo, pois atua relaxando corpo físico, emocional e mental.

A prática de uma hora de yoganidrá equivale a quatro horas de sono durante a noite, e a melhor parte desta prática, é a afirmação da sua resolução interior, também chamado de sankalpa.

O sankalpa é uma frase curta, positiva e conjugada no momento presente. Através da percepção das suas necessidades, você escolhe uma frase para afirmar durante a prática de yoganidrá. Por exemplo: "sou positivo e dinâmico", "tenho saúde perfeita", "tenho coragem e força", etc.

A resolução interior é feita para o subconsciente, por isso é que ela apresenta tanta eficiência. É bom mantermos a mesma afirmação durante algumas práticas.

Experimente esta prática e sinta todos os benefícios que ela pode trazer à sua vida.

Recomendações para a prática de yoganidrá em casa:
Escolha um lugar tranqüilo, bem arejado, com uma luz suave (se for muito iluminado você ficará muito desperto e, se for escuro tenderá a dormir) e temperatura agradável. Procure fazer sua prática sempre no mesmo local;

Desligue o telefone e peça para não ser interrompido;

O melhor horário para praticar yoganidrá é pela manhã ao acordar, ou à noite antes de dormir. Evite praticar logo após as refeições.

Vista-se com roupas confortáveis e soltas.

Durante a prática a temperatura do corpo tende a cair, por isso se achar necessário cubra-se com um lençol ou um cobertor leve;

A postura para praticar yoganidrá é shavasana*, deite sobre uma superfície consistente como seu tapetinho de prática de yoga, uma esteira ou um cobertor dobrado. Evite fazer a prática em colchões muito macios.
Acomode-se na postura da forma mais confortável possível. Se for preciso utilize um travesseiro baixo para apoiar a cabeça, ou almofadas nos joelhos ou na lombar. Conforme sua necessidade.

Durante as primeiras práticas de yoganidrá pode ser que você durma em algum momento, às vezes seu corpo estava precisando deste sono reparador. Continue praticando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seus comentarios