sábado, 26 de março de 2011

Ashtanga (power) Yoga: meditação e exercício aeróbico para tonificar corpo e alma.


Introspecção e exercício podem soar como pólos opostos, mas com o Ashtanga  e Power yoga, também conhecido como yoga aeróbico, são duas caras da mesma moeda. Esta é a modalidade de exercício que esta fazendo furor no mundo inteiro, e já foi adotada como rotina diária por artistas e esportistas como Madona, Sting, Michael Jordan, Gwyneth Paltrow, etc. Mas não acredite que por ser yoga é demandante fisicamente. Dizem que é o exercício psicofísico mais completo de todos os tempos: é atlético, dinâmico, esportivo e muito forte.
 
Este estilo de yoga foi impulsionado e introduzido no ocidente por Sri Pattabhi Jois de Mysore (India). Desde décadas o yoga se expandiu no mundo inteiro por seus poderes curativos, terapêuticos e de trabalho mental. Recorre-se a ele para poder aliviar dores e prevenir, assim como para desenvolver nível de concentração. Com Ashtanga, ademais de tudo isso, trabalha cardio, suas, desenvolve sua capacidade física e aumenta seu rendimento para qualquer outro esporte ou disciplina que pratiques ou bem para sua vida diária.

Tanto é o beneficio que se obtém que nos Estados Unidos equipes profissionais de futebol (americano) como os Oakland Raiders, Gigantes de NY e de basquete como os Bulls de Chicago, tem essa técnica dentro das suas praticaas para aumentar a flexibilidade, diminuindo a probabilidade das lesões ou aliviando mais rápido, assim como para fazer mais ágil o jogador e ajudar na concentração.
 
Trata-se de uma serie de movimentos fluidos sincronizados com a respiração, que geram calor e energia no corpo, que purifica o organismo, a medida que libera as toxinas retidas dentro das capas superficiais do corpo. Quanto mais se aprofunda na pratica, as toxinas retidas nas capas mais profundas do tecido muscular e os órgãos internos também são liberados. No Ashtanga existe uma serie fixa de asanas (posturas) onde se vai passando de uma a outra em forma progressiva. O poder da respiração é o sistema da pratica. Com cada movimento, aparte da eliminação de toxinas, fortalece certas áreas do corpo, estimula vários órgãos e fortalece todos os sistemas do organismo. Ademais, marca os músculos e ajuda a queimar gordura.

Este tipo de yoga requer altas doses de disciplina e treinamento. Ele consta de 3 níveis de pratica. Os níveis II e III são para praticantes com muitos anos e com possibilidades físicas já muito avançadas. Diz-se que muitas poucas pessoas no mundo conseguiram aceder ao nível III.

Um comentário:

  1. Ahhh não me guentei com esse video do MArcio Garcia kkkk!!! precisa colocar fotos e videos seus ai!

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentarios