segunda-feira, 4 de março de 2013


YOGA


A palavra sânscrita yoga significa “união”. Existem muitas maneiras de interpretar esta palavra, talvez uma das mais benéficas é por meio da pratica de yoga, podemos desenvolver nossa mente e nosso corpo e alcançar sua evolução plena, o estado de iluminação.

Queremos transformar nossa mente, que tem o habito de ficar com raiva, se apegar e sofrer altos e baixos, por uma que tenha somente pensamentos de sabedoria e compaixão. 

  Queremos transformar esse corpo sujeito a doenças e envelhecimento em um corpo de luz que pode servir a todos os seres. NÃO É UMAOPÇÃO MUITO MAIS ATRATIVA?

O sistema do yoga é um modelo de desenvolvimento pessoal maravilhoso, que não esta afiliada a nenhuma religião,  não vai contra nenhum principio, e as doutrinas que não aceitam ou dizem que vão contra sua religião, vem de  pessoas simples e humildes que pela injustiça social ficaram comprimidas na base da pirâmide cultural.

 O sábio Patanjali, em seu famoso livro o Yoga Sutra, enumera um modelo de oito passos a seguir: Yamas (autocontrole), Niyamas (compromissos), Asanas (posturas), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (enfoque), Dhyana (meditação), Samadhi(meditação perfeita).

Os cinco primeiros passos são físicos, e os últimos três mentais. Esse é outro significado da palavra uniao: um yogue ou uma yoguini usa todas suas ferramentas (corpo e mente), para alcançar a liberação. É de suma importância entender o porquê de fazer yoga e como funciona. O yoga não esta desenhado para perder peso, e sim para deixar de sofrer. Ao entender o sistema, deixamos de sofrer! E também perdemos peso! 

O primeiro passo de todo modelo de yoga é ahimsa, a não violência. Se queremos que nossa pratica de yoga (ou de qualquer outro caminho espiritual) de resultados, temos que afiançarmos nesta pratica e dedicar nossa vida a salvaguardar a todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seus comentarios