sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tema de dezembro

Tema de mês
Posturas em Pé

Os asanas que fazemos em pé conformam o cimento da pratica de yoga asanas. Representam nossa habilidade de “ter os pés na terra”, de que podemos sustentar por nós mesmos. Isto é essencial para alcançar o estado do Yoga – iluminação, felicidade eterna, realização da unidade do ser. O caminho da iluminação pode ser longo, e requer de uma intensa dedicação e persistência. Através da pratica de posturas em pé, o corpo se fortalece e articula, e a mente fica muito mais alerta e concentrada- habilidades importantes para uma pratica desenhada para gerar consciência no praticante.

As posturas em pé nos da a oportunidade de resolver ações passadas, sobre tudo ações associadas com o primeiro chakra ,  muladhara chakra raiz, localizado na base da pélvis. O muladhara chakra tem relação com a terra, nossos pais, família, casa, figuras de autoridade, profissão, dinheiro, meio ambiente, instinto e temas de sobrevivência. Quando praticamos posturas em pé, com freqüência nos topamos com dor, rigidez, incômodo, medo ou ansiedade relacionados com estas pessoas ou temas da nossa vida; e ao observar as sensações e emoções sem julgar, negar, ou tratar de fugir delas, nos liberamos das correntes daquelas ações, e purificamos assim nosso chakra raiz.
As posturas em pé são importantes já que representam uma pratica completa – inclui flexões pra frente e arcos para traz, torções, inversões e equilíbrios. Cada postura de pé comparte um fluxo comum e um padrão energético: a energia se move pra cima na parte anterior do corpo, e pra baixo na parte posterior do corpo. Este fluxo energético se reflete ( e é afetado) pelo alinhamento dos ossos. Com a pratica, a desconexão habitual entre o corpo e a mente começa a diminuir a medida que incrementa a consciência do fluxo de energia, os movimentos do corpo físico se torna mais claro e eficiente, graças a maior conexão com a intenção da mente.   

A postura fundamental em pé é tadadasa (postura da montanha). “Tambem se conhece como Samasthiti que quer dizer “de igual firmeza” ou ficar em pé com firmeza e equanimidade”.
O alinhamento que tratamos de aprimorar em tadasana se refle em todos os demais asanas da nossa pratica. Si obtemos maestria em tadasana, então todos os demais asanas serão como tijolos que formão uma base solida. Sem embargo, sem uma conexão solida com a terra, qualquer coisa que se construa e que precise de uma base forte será sempre instável. Tadasana começa pelos pés- a conexão física com a terra. Os pés devem estar juntos e conectados com a terra com o mesmo peso na parte interna e externadas pontas dos pés até os calcanhares. A medida que o pé pressiona e conecta pra baixo, os três arcos do pé devem se elevar, da frente para traz nos extremos interiores e exteriores, desde da articulação do polegar até o mínimo. Os arcos criam um efeito parecido ao mula bandha, dirigindo a energia recebida de boa conexão que oferecem os quatro pontos de sustentação do pé, e enviando pra cima
Em tadasana, personificamos os aspectos de uma montanha: fortaleza, determinação, eternidade, liberdade, dignidade. As posturas refletem como deve ser nossa postura no mundo – com os pés na terra, com equilíbrio e uma conexão prazerosa com a terra e com todos os seres. E quando encontra tadasana em cada postura em pé e em todas as outras posturas também, obterás a conexão com a terra que te levara até a divindade.

Conselhos adicionais sobre alinhamento em tadasana:
Ø  Os quadríceps se contraem, levantando os músculos que estão acima da patela.
Ø  O coxis e o osso do púbis se movem  na direção do outro.
Ø  A parte baixa do abdômen se move pra cima  e pra dentro.
Ø  O esterno se eleva, as clavículas se expandem, a parte anterior das costelas se relaxa e dirige para o quadril, a parte anterior das costelas se expandem.
Ø  O queixo paralelo ao chão.
Ø  Os omaplatos rotam pra baixo e para traz.
Ø  Os braços estendidos, palmas das mãos vendo as pernas, dedos apontando para o chão.
Ø  Olhos relaxados, olhar neutro para o horizonte.

Um comentário:

  1. Passei aqui para desejar feliz ano novo, que 2011 venha com muitos projetos, realizações e alegrias!
    Namastê!

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentarios